A Resolução de Conflitos é uma alternativa prática, ágil e efetiva para solucionar questões jurídicas sem precisar recorrer ao tradicional litígio, que é um caminho notadamente mais demorado, custoso e estressante para as partes envolvidas. Esse método é baseado em dois pilares: Mediação e Arbitragem.
A Mediação funciona por meio de um processo colaborativo, que é guiado por um mediador – terceira pessoa imparcial entre as duas partes conflitantes – que facilita a comunicação entre os envolvidos no processo. Ele analisa as propostas dos dois lados e busca soluções que sejam mutuamente satisfatórias, visando atender interesses em comum.
Já a Arbitragem, embora também sirva para resolver disputas legais de maneira eficiente e personalizada, permite que as partes escolham um árbitro ou painel de árbitros especializados no assunto do conflito, que deliberarão uma solução justa e imparcial. É um método mais rápido, confidencial e flexível que os adotados pelos Tribunais tradicionais, tornando a resolução do problema mais ágil e adaptada às necessidades dos envolvidos.
Em nosso trabalho no campo de Resolução de Conflitos, destacamos: